Bom, vamos à algumas regras básicas do Sistema:
Testes de Atributos/Perícias/Reações
Pra fazer um teste de atributo ou perícia ou reação no sistema CODA é muito simples. Pra começo de conversa, TODOS os testes são feitos usando apenas 2d6 e um modificador. Ou seja, pra qualquer teste você lançará sempre 2d6 somado com algum modificador que porventura você possua.
- Exemplo escreveu:
- Aragorn tem Combate com Armas +25. Ele decide atacar o Boca de Sauron com sua espada Andúril. Nesse caso, o jogador do Aragorn deverá lançar 2d6 e somar o valor 25, que é o modificador da perícia Combate com Armas, necessária para se usar a Espada Longa.
A mesma coisa serve para testes de atributos, mas no caso você usará apenas os modificadores dos seus seis atributos. E também, para testes de Reações (Presteza, Vigor, Sabedoria e Força de Vontade) você usará apenas o modificador da respectiva reação testada.
Coragem
Coragem não é exatamente um atributo. É mais como um benefício extra que os personagens tem. Seu uso permite que os personagens realizem feitos que originalmente lhes seriam mais difícies de realizar. Em termos de jogo, esse efeito se traduz com uma bonificação de +3 por cada ponto de Coragem utilizado, sendo que os bônus são cumulativos.
Mas Coragem deve ser usado apenas em situações que justifiquem seu uso, como batalhas, fugas alucinadas ou situações de extrema importância ou grande estresse para o personagem. Por exemplo, caso um Artífice precise de qualquer maneira terminar a sua obra-prima, poderá usar um ponto de coragem para tentar auxiliá-lo nessa empreitada. Um Guardião que tente perseguir um rastro há muito desaparecido, pode usar a Coragem para tentar conseguir esse feito. Um mestre da sabedoria que tente traduzir um velho pergaminho que contenha uma informação vital, também poderá usar a Coragem para tentar realizar tal feito.
No geral, a Coragem reflete aquele momento único que o personagem tem para realizar determinado feito que o marcará para sempre. Use com sabedoria!
Alguns testes importantes
Aqui vou listar alguns testes importantes que podem ser feitos ao longo do jogo e a forma para realizá-los:
Iniciativa: 2d6+Presteza
Esquiva: 2d6+Presteza
Bloqueio: 2d6+Combate com Armas (para bloquer com arma, p. ex. Espada, Lança etc.)
Resistir ao Cansaço (Fadiga para Magos): 2d6+Vigor
Perícias em Geral: 2d6+Modificador
Atributos em Geral: 2d6+Modificador
Creio que estes sejam os mais importantes. No próximo post, vou tentar abordar de forma bem sucinta o turno de combate! :-)