Mundo RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mundo RPG

O Lar do Rpgista Brasileiro
 
InícioPortalGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Como vocês fazem??

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Sirrom Ceerd
Usuário
Sirrom Ceerd


Número de Mensagens : 18
Poder de Luta : 3747
Data de inscrição : 15/01/2014

Como vocês fazem?? Empty
MensagemAssunto: Como vocês fazem??   Como vocês fazem?? Icon_minitimeSex Jan 17, 2014 5:01 pm

Ae turma, eu nunca mestrei apesar de ter começado no rpg em 1995! E depois de 2003+/- só tenho participado de rpgs pela internet e mesmo assim em espaços grandes de tempo.

Eu tenho excelentes ideias, serio... uma vez falei para uns amigos e eles piraram(lembro que uma foi medieval outro para supers), só que tenho um grave?! defeito, como desenvolve-las!!!

Como vocês fazem? Eu tenho otimas ideias, até queria mestrar um pbef, mas não sei desenvolver a ideia!!! Até porque tem outra coisa que não sei como eu lidaria: as ações dos players, deixar "livre" ou "guia-los" disfarçadamente para o que tu queira?

Dicas, sugestões? Como vocês fazem?
Ir para o topo Ir para baixo
Goran Pandev
Administrador
Administrador
Goran Pandev


Número de Mensagens : 993
Idade : 38
Poder de Luta : 6856
Data de inscrição : 23/07/2008

Como vocês fazem?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como vocês fazem??   Como vocês fazem?? Icon_minitimeSeg Jan 20, 2014 4:17 pm

Olá Alexis!

Então, meu modo de mestrar é o seguinte:

Penso na ideia central da aventura, depois como iniciá-la (se coloco todos os PJ juntos ou separados), depois vou desenvolvendo e colocando situações que eles tenham que conversar muito (e durante essas conversas vou colocando pistas sobre o jogo).

As escolhas que eles vão tomar deixo livre, devido o livre arbítrio, mas dependendo da ocasião se não opinarem pelo lado correto "vão se dar mal".

Normalmente coloco num caderno quais são os NPCs que irei utilizar. Gosto de fazer um vilão que sempre escapa durante a aventura, para deixar os PJ com mais raiva do infeliz.

O bom do PBF é que podemos pensar antes de postar, ou seja, assim conseguimos adaptar as ações dos jogadores com o desenrolar do jogo.

Ir para o topo Ir para baixo
Bones
Administrador
Administrador
Bones


Número de Mensagens : 1203
Poder de Luta : 6212
Data de inscrição : 16/11/2010

Como vocês fazem?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como vocês fazem??   Como vocês fazem?? Icon_minitimeSeg Jan 20, 2014 7:30 pm

Então, muito doq o Goran falou eu considero válido, embora eu prefiro pensar um pouco diferente d como visualizar o jogo.

Como narrador, acho importante vc começar com a própria ambientação, o lugar msm. Depois, costumo pensar numa temática da trama principal. Por exemplo, a temática do Senhor dos Anéis é impedir Sauron. Como fazer isso? Unindo raças e destruindo o anel.
Nesse ponto, começo a trabalhar encima d possíveis npcs e analisar os personagens (q já libero a criação no momento q mostro o cenário).

Depois disso, vou narrando eventos e vendo como os players reagem a ele, adaptando a própria história, seguindo o fluxo e dando oportunidades pros players e dicas, é algo bem intuitivo, saca... Pense em como a participação d cada player afeta o cenário, se é algo relevante e mudou a trama ou se foi desnecessário tal ação. A qlqr instante um player pode te surpreender, então é importante ter bastante flexibilidade e por vezes até mudar o objetivo final.

O mais importante de tudo: tudo tem q ter nexo. História, ambientação, personagens...  O resto é diversão xD
Ir para o topo Ir para baixo
Satânico
Usuário
Satânico


Número de Mensagens : 101
Idade : 44
Localização : Uberlândia - MG
Poder de Luta : 4823
Data de inscrição : 11/06/2011

Como vocês fazem?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como vocês fazem??   Como vocês fazem?? Icon_minitimeQua Jan 29, 2014 9:00 pm

E aí Sirrom, beleza pura?

Cara, pense em mestrar como se fosse sexo: você aprende fazendo. Tipo, na primeira vez você pode dar sorte de pegar alguém experiente que te guie, por isto é bom começar como jogador.

Depois que você já fui jogador, então já foi introduzido (UUUUI), então dai pra frente é só meter a cara e ir a luta. Vez ou outra vai fazer algo brochante, faz parte. Se tiver parceiros (jogadores) bons, eles mesmos vão te dando uns toques. É só não ter medo dos toques com luva de couro.

A aventura vai se desenvolvendo por si mesma, aí já é a parte de romance. Agora, se for mestrar pela net, a única coisa que não pode fazer MESMO é demorar. Já é chato quando o jogador demora, agora mestre demorando em PBF não tem perdão, é pior que pegar mulher de amigo. Seja fiel a seu PBF, pois os jogadores não serão fiéis se você não for.

Deixa os players livres, se forem para ser seus, eles voltam. (Cara, devo estar com problema para falar tanta besteira de duplo sentido em tão pouco tempo, kkkk  geek ) O legal do RPG é quando os jogadores dão trabalho para o mestre, fazendo algo inesperado. Eu quase gozo quando um jogador me obriga ser criativo por causa da criatividade dele. Claro que o mestre também pode e até deve jogar os personagens em frias bem criativas. Tipo, solta de vez enquanto, limita outras, e vez ou outra você tem que jogar eles na parede e chamar de lagartixa.

Então a melhor dica é: tem a ideia? Comece o jogo, depois relaxa e goza.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como vocês fazem?? Empty
MensagemAssunto: Re: Como vocês fazem??   Como vocês fazem?? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como vocês fazem??
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como manter um PBF ativo?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo RPG :: FATOS E CAUSOS :: E Agora Mestre?-
Ir para: