Mundo RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mundo RPG

O Lar do Rpgista Brasileiro
 
InícioPortalGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Noções Basicas do Sistema Storytelling

Ir para baixo 
AutorMensagem
Bidy
Moderador
Moderador
Bidy


Número de Mensagens : 1466
Idade : 35
Localização : São Paulo
Poder de Luta : 6521
Data de inscrição : 23/11/2010

Noções Basicas do Sistema Storytelling Empty
MensagemAssunto: Noções Basicas do Sistema Storytelling   Noções Basicas do Sistema Storytelling Icon_minitimeQui Dez 12, 2013 1:15 pm

Observações.

O sistema é bem abrangente, mas é claro que como estamos em um forum serei bem flexivel e não vou seguir tudo a risca. Levarei em consideração bem mais sua interpretação do que dados, é claro que as vezes em situações de risco existirá o elemento do acaso mas vou tentar me limitar em só pedir rolagens quando for necessário. Estes guias são uma referencia para que vocês saibam como usar o sistema a seu favor e para ajuda-los a criar personagens com maiores chances de sobreviver.

Dinâmica dos Testes.

No sistema Storytelling, o único dado usado é o d10. Quando um jogador faz um teste, ele deve jogar um número de d10 equivalentes a soma do atributo + a habilidade que são solicitadas para a realização da tarefa.
Por exemplo.
Um personagem com inteligencia 3 e informática 3 quer hackear um computador. Para isto ele rola 6 d10 (3 pela inteligencia e 3 pela informática).
Quando se realiza um teste, considera-se como sucesso quando pelo menos 1 dos dados tem resultado igual ou superior a 8, caso o jogador consiga 8 ou mais em vários dados conta-se como se ele tivesse varios sucessos o que vai dizer se ele simplesmente conseguiu realizar a tarefa ou o fez melhor do que esperava.
Existe a regra da explosão de 10, ou seja, quando o jogador rola um 10, ele pode jogar esse dado de novo até tirar qualquer número diferente de 10.

Sucesso Decisivo.

Considera-se um sucesso decisivo qualquer teste cujo número de sucessos (resultados equivalentes a 8 ou mais nos d10) é igual ou superior a 5. Quando isto acontece, o personagem realiza uma verdadeira proeza capaz de mudar as chances a seu favor, o resultado varia de acordo com o que o personagem está fazendo.

Falha Dramática.

Ocorre quando o personagem não consegue nenhum sucesso e ainda por cima um dos resultados é 1. Quando isto acontece, o personagem não só não consegue fazer o que pretende como piora sua situação de algum modo. Caso o jogador não consiga nenhum sucesso mas nenhum dos resultados seja 1, ele apenas falhou no teste.

Modificadores.

Todos os testes e tarefas são diretamente afetados por circunstancias diferentes que podem tanto atrapalhar quanto ajudar.
Por exemplo, atirar em alguém com uma arma com mira laser de uma posição de vantagem vai dar mais dados na jogada de ataque do personagem atacante enquanto que atirar em alguém no escuro com uma arma que o personagem não tem treinamento acarretará em penalidades na jogada.
O uso de equipamentos, o auxilio de outra pessoa na tarefa e, claro, a interpretação bem feita também podem conferir bonus de testes.

Teste de Sorte.

Quando o numero de dados do personagem for reduzido a 0, ele poderá rolar apenas 1 dado só que neste caso só obterá sucesso se tirar um 10.

Tipos de Ações.

Ação Instantanea.


Engloba os tipos de ações que não envolvem tempo para serem realizadas como dar um soco, disparar uma arma, etc.

Ações Prolongadas.

São ações que podem durar de minutos a horas para terminar, coisas como realizar uma pesquisa, consertar algo complexo ou construir algo são ações prolongadas. Neste caso o personagem vai rolar o mesmo teste várias vezes com os modificadores ou penalidades decorrentes da atividade extensiva.
Cada sucesso representa um avanço rumo ao objetivo final enquanto que um fracasso pode significar o comprometimento da tarefa como um todo ou a necessidade de repetir o passo onde se falhou.

Ação Disputada.

São as ações os quais o personagem está competindo com alguém, coisas como uma corrida ou tentar escapar do agarrão de alguém são ações disputadas.
Nestas ações os envolvidos rolam suas paradas e aquele que obter maior número de sucessos será o vencedor

Ação Reflexa.

É aquela que o personagem pode fazer sem sequer pensar a respeito, são executadas automaticamente sem que o jogador tenha que rolar dados.

Trabalho em Equipe.

Quando os personagens resolvem trabalhar juntos, devem designar um deles como aquele que vai desempenhar a tarefa principal e outro como ajudante.
O ajudante rola primeiro o teste normal para a tarefa e seu numero de sucessos entrará como dados no teste daquele que desempenhar a tarefa principal.
Por exemplo.
Em um teste de pesquisa, o jogador que está como ajudante rola sua Inteligencia + Erudição, obtendo 4 sucessos. Esses 4 sucessos serão somados ao teste do personagem principal como 4 dados adicionais.
Ir para o topo Ir para baixo
http://z6.invisionfree.com/Mundo_das_Trevas/index.php?s=6f82bdff
 
Noções Basicas do Sistema Storytelling
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sistema
» As Regras do Sistema CODA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo RPG :: Survival Horror :: Santuário-
Ir para: